quinta-feira, 17 de maio de 2012

Analise - Warcraft 3: Reign of Chaos e Warcraft 3: The Frozen Throne RPG



                                                        Warcraft


Distribuidor: Blizzard Entertainment
Programador: Blizzard Entertainment
Plataforma: PC (PC)
Entertainment

O ponto mais forte do jogo e sua maior vamtagem frente a concorrência é a história, com certeza a mais interessante, intrigante e sombria que já surgiu no gênero. Detalhes não podem ser mencionados aqui para não estragar as surpresas, mas aguarde por muita traição, morte, vingança e reviravoltas inesperadas. Posso dizer apenas que o início se dá com a campanha dos humanos, sendo você o príncipe paladino Arthas, que além de lutar contra os sempre rivais Orcs, agora deverá enfrentar o poder das trevas.

Pela primeira vez na série os heróis estão presentes, e são eles que dão um brilho extra à jogatina, tornando a história mais profunda e agregando várias características dos RPGs. Ao contrário dos exércitos e outras unidades, esses heróis não são produzidos e vão evoluindo de acordo com o tempo, ganhando experiência, aprendendo magias e carregando itens especiais.

O jeito RPG de ser é ainda acentuado com a introdução dos objetivos secundários nas missões (side-quests), que não precisam ser completados mas auxiliam na conclusão das missões principais.

Jogabilidade clássica com belos retoques

A jogabilidade de Warcraft 3 consegue misturar um balanceamento excepcional, uma curva de aprendizagem perfeita e uma interface simples e intuitiva. As duas novas raças - Undead e Night Elves - têm características distintas e requerem estratégias diferentes. Mesmo os Orcs e os Humanos, que são mais semelhantes, exigem a adoção de algumas medidas peculiares.

Ao contrário da maioria dos títulos do gênero, Warcraft 3 não foca na produção em massa de exércitos, muito menos na coleta desenfreada de recursos naturais. Isso o torna ainda mais estratégico e menos frenético, forçando o jogador a dar mais valor a cada unidade e guerreiro produzido. A pouca variedade de matéria prima - apenas madeira e ouro - simplifica o processo de coleta e uma mão de obra pequena.

A produção de soldados e trabalhadores ainda é limitada pela quantidade de comida, que no modo de um jogador chega no máximo a 90. Este número pode até parecer uma restrição técnica, para o jogo não ficar lento, mas ele faz com que o jogador dê mais valor aos seus guerreiros, uma vez que a produção desenfreada não existe.

A curva de aprendizagem é outro destaque merecedor de menções honrosas. O desafio vai ficando maior a cada fase, até chegar em um nível avançado, sem nunca frustrar. No fim da campanha dos humanos, você (mesmo principiante no gênero) já estará dominando o jogo, ao mesmo tempo em que ele vai estar sugando toda a sua capacidade estratégica. Uma troca mútua.

Pequena Analise

Warcraft 3 proporciona um clima fenomenal com o seu som. Primeiro pelas músicas belas e épicas, depois pelos sons realistas e imersivos, e por último pela vozes, muito bem dubladas e que condizem exatamente com o estilo de cada personagem.

O trabalho bem feito da Blizzard perdura na parte gráfica, onde se destacam as animações, que dão muita vida aos cenários. A princípio o visual 3D pode parecer um pouco atrasado, mas é só jogar algumas missões que verá a qualidade aflorando a cada instante, com efeitos novos pipocando quando você menos espera. Essas surpresas e novidades visuais são muito bem vindas e acabam tornando o jogo ainda menos cansativo.

A aparência de cada raça é bem distinta. Apesar dos humanos e orcs terem algumas semelhanças, os night elves e os mortos-vivos são muito fortes em personalidade, um com suas construções baseadas em objetos da natureza, e o outro com espectros voadores e unidades negras, que proporcionam uma morbidez bem característica.


Disponibilizo abaixo vídeos para aqueles que ficaram interessados

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